Universidade dos Açores

Ofertas de ensino

Mestrado em Filosofia Contemporânea - Valores e Sociedade | Mestrados

Descrição

Com base no Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março e de acordo com as novas exigências decorrentes do contexto do “Processo de Bolonha” que fundamenta a reforma de ensino superior no espaço europeu, o Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade dos Açores, abre, no ano lectivo de 2012/2013, a 3ª edição do curso de Mestrado (2º Ciclo) em Filosofia Contemporânea: Valores e Sociedade.

Este mestrado pretende dar resposta aos desafios que a sociedade contemporânea coloca ao pensamento filosófico, no domínio da problematização dos valores de um mundo em mudança, proporcionando aos mestrandos uma consciencialização social, cultural, cívica, crítica e reflexiva.

O mestrado Filosofia Contemporânea: Valores e Sociedade foi concebido para um público bastante alargado privilegiando, no entanto, os seguintes destinatários: docentes dos ensinos secundárioe básico, recém licenciados em Filosofia, ou áreas afins, bem como nos demais domínios das Ciências Sociais e Humanas e quadros superiores da função pública e do tecido empresarial que desejem obter ou complementar a sua formação académica.  

Seguindo a Recomendação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, CRUP, de 8 de Janeiro de 2011, este curso de mestrado aplica o seguinte princípio “ (…) Os diplomados que tenham terminado as suas licenciaturas ao abrigo do sistema de graus anterior ao Processo de Bolonha deverão poder obter o grau de Mestre, inscrevendo-se num ciclo de estudos de mestrado da especialidade, solicitando a creditação da formação adquirida na respectiva licenciatura e realizando uma dissertação de pendor científico ou profissional, nos termos da legislação em vigor. (…)”

Para os licenciados pós-Bolonha o curso de mestrado integra, ao longo dos dois anos letivos, seminários organizados por temáticas constantes do plano de estudos legalmente aprovado para o efeito. Para os mestrandos com habilitações anteriores a Bolonha é proposto, após a equivalência solicitada, um ano, com dois semestres (seminário de metodologia de investigação e seminário específico da temática a investigar e a redação da dissertação).

Para mais informação consulte a página http://www.dhfcs.uac.pt

A Coordenação do Mestrado

Área Científica

Filosofia.

Condições de acesso

Licenciados ou portadores de habilitação legalmente equivalente.

Saídas profissionais

- Quadros Superiores da administração pública ou privada.

- Carreira Diplomática.

- Assessores culturais de organismos públicos ou privados;

- Docência em Instituições de Ensino público ou privado;

- Docência e investigação ao nível do ensino superior, em Portugal ou em qualquer dos países de língua oficial portuguesa ou da União Europeia.

 

Informações complementares

VAGAS:   Mínimo:  10 alunos    -   Máximo:    20  alunos
Propina: 650,00€ / semestre

Avaliação/Acreditação

Estado da acreditação pela A3ES: Acreditado Preliminarmente

Data de publicação da decisão: 12/12/2011

Número e Data do Registo:

R/B-AD-393/2007, de 21 de março

Director de Curso

Destaques

Nenhum destaque disponível

Eventos

Nenhum evento disponível

AcessibilidadeD. XHTML CSS
desenvolvido por morfose e UAç © 2010 | Termos de utilização